terça-feira, 26 de maio de 2020

Adobe Muse vai terminar


O QUE IRÁ ACONTECER COM O ADOBE MUSE?

A partir de 26 de março de 2020 o suporte técnico e os updates do Muse vão terminar. Os sites publicados vão continuar ativos e editáveis, no entanto a publicação e hospedagem no Business Catalyst não será possível de realizar.
.

1 – AS ALTERNATIVAS:

Existem três possibilidades de utilização que substitui o Muse. A primeira mais simples utilizando o Adobe XD. Este permite desenhar protótipos de aplicações e websites interativos, no entanto não gera código como o Muse fazia.

A segunda possibilidade é a utilização do Adobe Spark. Este permite criar imagens animadas (Post), páginas web estilo revista (Page) e vídeos curtos (Video). Para quem cria páginas, este programa é útil para projetos não mais que uma página como portfolios, curriculum, apresentações, catálogo de produtos, publicações de blog e foto galerias.

A terceira alternativa e a mais profissional de todas é a utilização do Adobe Dreamweaver. Este programa é mais complexo, no entanto permite ter todo o controlo dos nossos projetos e desenvolver qualquer tipo de aplicação.

2 – OS SITES PUBLICADOS:

Se os sites foram hospedados em uma plataforma de terceiros, estes mantêm-se ativos e visíveis. Se foram hospedados no Business Catalyst, terão de ser republicados em outra plataforma de hospedagem até 26 de março de 2021. Podem verificar o anúncio do término de vida para este serviço de hospedagem em:


CONCLUSÃO:
A internet muda rapidamente e não existindo serviço de suporte nem atualizações é melhor por em práticas as alternativas e desistir do Adobe Muse o quanto antes. Manter um website que irá trazer incompatibilidades a médio prazo não faz sentido. Este é um problema que acontece quando utilizamos programas e widgets que são proprietários de outras entidades. Ficamos dependente deles! O meu conselho, é a utilização de um bom editor de código e ir aprendendo o básico de HTML e CSS, desta forma o código é nosso e compatível com todos os browsers.

Sem comentários:

Enviar um comentário