quarta-feira, 6 de abril de 2016

Animação de objetos no Adobe Animate

COMO ANIMAR UM OBJETO NO ANIMATE CC?

O velhinho Flash alterou o nome para Animate. Vamos ver como criar uma animação utilizando os três tipos de interpolação disponíveis (clássica, movimento e forma).


Este será o resultado final:

1 - CRIAR UM NOVO DOCUMENTO E DESENHAR OBJETOS:

Quando aparece o painel inicial, escolhemos ActionScript 3.0 com as medidas de 550 X 400px.



No caso de não aparecer o painel, acedemos ao Arquivo | Novo (Ctrl+N) para criar um novo documento em branco e colocamos as medidas no painel das Propriedades. Salvamos o documento e atribuímos o nome Animacao.fla.

2 - ANIMAÇÃO CLÁSSICA COM NUVENS E AVIÃO:

Criamos a camada Cenário e desenhamos o céu e as montanhas com as ferramentas primitivas e a caneta.

Bloqueamos a camada Cenário e na nova camada Nuvens vamos utilizar a ferramenta Caneta (P) para desenhar as nuvens.


Selecionando as nuvens, vamos salvar este objeto como símbolo de clipe de filme (F8) ou através do Modificar | Converter em símbolo com o nome de nuvem. Depois de pressionar o OK podemos verificar que o símbolo está criado na biblioteca.


Para animar a nuvem, entramos dentro do símbolo de clipe de filme nuvem através de dois cliques e criamos um fotograma chave (F6) nos 20 fps.


Com este fotograma selecionado alteramos a posição da nuvem para a direita.
Para atribuir o movimento, posicionamos a cabeça de leitura antes do frame 20 e acedemos ao menu Inserir | Interpolação clássica.


Saímos do objeto nuvem pressionando na Cena1 ou clicando duas vezes fora do palco.


3 - ANIMAÇÃO DE MOVIMENTO COM BONECO:

Criamos uma nova camada Boneco e vamos desenhar um boneco criando as várias partes do corpo dentro de camadas com o respetivo nome para depois salvando todo o boneco como clipe de filme. Podes verificar o nome das camadas do clipe boneco mais adiante quando formos animar os braços e pernas



Desbloqueamos as outras camadas e selecionamos o quadro 40 de todas as camadas para inserir quadros repetidos (F5).


Selecionamos o quadro 40 da camada Boneco e escolhemos o menu | Inserir | Interpolação de movimento. Arrastamos o boneco para a direita e ajustamos o tracejado do caminho com a ferramenta de seleção (V).

Podemos movimentar a cabeça de leitura e verificar que o boneco t em movimento
Vamos agora atribuir movimento aos braços e pernas. Para isso, entramos dentro do símbolo boneco através de dois cliques e adicionamos quadros (F5) até ao quadro 10 em todas as camadas.


Selecionamos cada uma das camadas, à exceção da camada corpo, e na linha do tempo atribuímos interpolação de movimento.


Selecionamos a camada Braço direito e com a ferramenta de transformação livre (Q) ajustamos o ponto branco no local central onde se realiza a rotação.


Nesta mesma camada, inserimos um fotograma chave (F6) no quadro 10 e colocamos a cabeça de leitura no quadro 5 para inserirmos outro quadro-chave (F6). Nesta posição do quadro 5 selecionada, rodamos para o lado oposto com a ferramenta de transformação livre.


Fazemos estes passos de ajustar o ponto branco de rotação e de inserção de fotogramas chave nas camadas do outro braço e pernas. Salvamos o ficheiro e pressionando no botão Ctrl+Enter podemos verificar a animação a acontecer.
 

4 - ANIMAÇÃO DE FORMA COM NUVENS:

Entramos no símbolo nuvem até editarmos e copiamos a sua forma.
Apagamos a nuvem no palco e desenhamos outra na camada Nuvens. Com a camada da nuvem selecionada, criamos um clipe de filme (F8).

Pressionamos duas vezes em cima da nuvem entramos no objeto.
Inserimos um quadro chave no quadro 80, alteramos o posicionamento, a forma da nuvem e a transparência no canal alfa do Painel de Cor.


Selecionamos um dos quadros antes do 80 na linha do tempo e inserimos a interpolação de forma.


.
5 - PUBLICAR:

Acedemos ao menu Arquivo | Configurações de publicaçãoEscrevemos o nome e escolhemos 
o formato de ficheiro a publicar. Pressionamos Publicar e OK.


 CONCLUSÃO: 
Apesar do Flash ter alterado o seu nome e ter ficado mais potente, as ferramentas e método de trabalho mantém-se idênticos. Este tutorial serve para comprovar e explicar de forma simples os três tipos de interpolação existentes no novo Animate. Se pretendermos animações pré-definidas, o programa oferece um painel “Predefinições de movimento” prontas a utilizar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário