domingo, 3 de abril de 2016

Vetorizar imagem bitmap no Adobe Illustrator

COMO VETORIZAR IMAGEM BITMAP NO ILLUSTRATOR?
A transformação de imagens bitmaps para imagens vetoriais pode ser realizada automaticamente no Illustrator utilizando a ferramenta Traçado da imagem.
Traçado da imagem ou Image Trace no CS6 e superior enquanto nas versões anteriores denominava-se de Live Trace.

1 - ABRIR OU INSERIR A IMAGEM:

1 - Para abrir acedemos a Arquivo e escolhemos a opção Abrir (Cmd+O ou Ctrl+O).
2 - Para inserir a imagem acedemos ao menu Arquivo e escolhemos Novo (Cmd+N ou Ctrl+N) para criar uma folha em branco. Nesta folha acedemos a Arquivo | Inserir e escolhemos a imagem.


2 - DEFINIR A QUALIDADE DO TRAÇO:

Com a imagem na tela e selecionada, escolhemos a qualidade do traçado clicando na seta no lado direito da caixa Traçado da imagem. Neste caso que pretendemos a máxima qualidade, vamos selecionar a opção Foto de alta fidelidade.



3 - TRAÇAR A IMAGEM:

Se pretendemos maior controlo, podemos abrir o painel do Traçado da imagem e alterar a quantidade de cores, contornos e outras opções avançadas.



Para o traçado ser realizado na imagem, pressionamos o botão Expandir.

 

Após pressionarmos o botão Expandir, a imagem irá ser convertida em caminhos ou traçados.

 

4 - APAGAR E ALTERAR A FORMA DO TRAÇADO:

Selecionamos a Ferramenta de seleção direta (A) e arrastamos em cima dos objetos que pretendemos apagar. Utilizamos uma vez o botão Delete ou Backspace para apagar os objetos selecionados e duas vezes para apagar também os vértices.
  

Para termos controlo total de cada um dos vértices que constituem o traçado e realizar alterações de forma, pressionamos no limite do objeto que pretendemos alterar. Neste caso, vamos alterar a forma da orelha do gato e pressionamos no limite do objeto. Desta forma, temos acesso individualmente a cada um dos vértices.

      
 CONCLUSÃO: 
Como podemos verificar na imagem vetorial, esta contém muitos pormenores por termos selecionado uma foto de alta fidelidade. Se pretendermos que a imagem seja semelhante a um desenho, devíamos ter escolhido outra das opções ou diminuir a quantidade de cores.  

Sem comentários:

Enviar um comentário