terça-feira, 5 de maio de 2020

Regras de domínio e onde comprar?



REGRAS DE DOMÍNIO E ONDE COMPRAR?


Um domínio é o identificador/nome do website online. Será o nome ou a morada do seu local na internet. É composto por ( https://nomedosite.com ) ou seja, protocolo, nome do site e extensão (.org, .com, .pt).

 

 

1 – REGRAS PARA CRIAR UM DOMÍNIO:

No nome do domínio, podemos utilizar letras, números e hífens apesar do hífen ( - ) ser desaconselhado por poder causar confusão com o underscore ( _ ). Deve ter um tamanho mínimo de 3 caracteres e máximo recomendado de 26. Este nome completo de domínio deve conter apenas o nome e extensão sem utilizar o www (world wide web). 

As extensões dos domínios podem ser nacionais, referentes ao seu país de origem (.pt, .br, .fr, etc ) ou internacionais, referentes a tipos de negócios genéricos (.com, .net, .org, .biz). É importante escolher corretamente a extensão consoante o tipo de negócio para ser facilmente identificado o tipo de website online.


2 – DOMÍNIO E ALOJAMENTO:

Quando criamos um website necessitamos de criar o nome do site (domínio) e de um local/servidor onde alojar o site (hosting). A maioria dos serviços de alojamento/hosting já oferecem o domínio gratuito quando subscrevemos os seus serviços por um período de 1 ano. Neste caso, quando pretendemos criar o nosso espaço online, estes hostings fornecem o alojamento e o domínio num único processo. Isto facilita a criação da nossa presença online, no entanto devemos ter atenção se depois pretendemos mudar o domínio para outro serviço de hosting.

3 – ONDE COMPRAR UM DOMÍNIO:

O alojamento/hosting podemos comprar em qualquer fornecedor de serviço consoante as nossas necessidades e a oferta que têm, no entanto é recomendável que o domínio seja adquirido por uma entidade independente de registo de domínios. Isto porque os domínios quando comprados, são na realidade apenas alugados por um período de tempo e se deixamos de pagar perdemos o direito de utilização. Ao comprar um domínio através do nosso hosting, tecnicamente o domínio pertence ao serviço de hosting e podem proibir a transferência do domínio para outro serviço de hosting ou cobrar por essa transferência.

Se pretender comprar um domínio num serviço independente:


  • Dominios: https://www.dominios.pt/
  • Gandi: http://en.gandi.net/
  • Namecheap: http://www.namecheap.com/
  • GoDaddy: https://www.godaddy.com/
  • 1&1 IONOS: https://www.ionos.com



CONCLUSÃO:
Ao alugar um domínio é recomendável fazer essa subscrição num serviço independente do alojamento/hosting. Desta forma, previne-se problemas/gastos no futuro se pretender alterar o domínio para outro serviço de hosting.

Sem comentários:

Enviar um comentário