quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Criar um website no Adobe Dreamweaver

COMO CRIAR UM WEBSITE NO DREAMWEAVER CC?
Vamos desenhar um website onde inicialmente iremos criar um modelo com os conteúdos transversais a todas as páginas para de seguida desenvolvermos as restantes páginas.

O website final ficará com este aspeto:

1 – CRIAR UM NOVO DOCUMENTO:

Vamos criar um novo site através do menu Site | Novo site. Atribuímos um nome ao site e escolhemos a pasta raiz da localização dos ficheiros.
Pressionamos no botão Salvar.
Podemos alterar a Área de trabalho no canto superior direito consoante o tipo de projeto que vamos desenvolver.
Podemos verificar todos os ficheiros do site através do painel Arquivos.

Para criarmos o modelo do site acedemos ao menu Arquivo | Novo e escolhemos HTML | Bootstrap | Criar novo e retiramos a seleção de Incluir um layout previamente criado. No personalizar mantemos os valores por defeito.

2 – ADICIIONAR CONTENTOR COM NAVEGAÇÃO E RODAPÉ:

Vamos adicionar um contentor fluído para agrupar todos os elementos. Para isso, acedemos ao painel Inserir | Componentes do Bootstrap | Container-fluid.


O Container-fluid é apenas uma div com uma classe. O DOM permite verificar toda a estrutura de forma vertical que iremos utilizar como guia.
Vamos inserir o menu de navegação através do painel Inserir | Componentes do Bootstrap | Navbar | Basic Navbar

Escolhemos a opção Ninho para ser inserido dentro do Container.
Vamos criar o rodapé. Com a classe Nav selecionada no DOM acedemos ao painel Inserir | HTML | Navbar | Footer | Depois.

3 – CRIAR UM MODELO:

A navegação e o rodapé são áreas comuns em todas as páginas, o que irá ser diferente nas restantes páginas encontra-se no centro do site. Para o centro do site ter conteúdos diferentes nas várias páginas vamos criar uma região editável.
Posicionamos o cursor entre o fim da etiqueta navegação e o início do footer e acedemos ao menu Inserir | Modelos | Região editável. Podemos alterar o nome da região editável.
Vamos agora salvar, automaticamente o programa salva como modelo e podemos atribuir um nome a este novo modelo.
Podemos verificar no painel Arquivos que foi criada a pasta Templates onde está guardado o modelo que acabámos de criar.

4 – ESTILIZAR O MENU E RODAPÉ:

Para verificarmos no navegador todas as alterações realizadas vai ser necessário criar uma página principal.
Acedemos ao menu Arquivo | Novo onde vamos utilizar a opção Modelos do site onde selecionamos o modelo que criámos anteriormente.

Salvamos esta página como índex.html e agora já podemos aceder ao menu Arquivo | Visualizar no navegador para escolher o navegador onde pretendemos verificar o site.

Podemos verificar que necessitamos de alterar o menu de navegação e o rodapé através de folhas de estilo na página modelo. Vamos manter a forma original da CSS do bootstrap e criar uma nova folha de estilo através do painel CSS Designer | Origens e pressionamos no sinal +.para criar um novo arquivo CSS. Pressionamos no botão Procurar… atribuímos um nome e escolhemos a pasta css.

Agora podemos estilizar o menu de navegação pré definido e o rodapé utilizando esta nova folha de estilos.
Escolhemos a folha estilos.css e adicionamos um seletor no sinal + com o nome de .navbar .navbar-default. Nas propriedades podemos alterar os cantos, o texto e o fundo como pretendermos.

Adicionamos um seletor footer, alteramos as propriedades como fizemos no menu.
Eliminamos os elementos que não pretendemos utilizar no menu e alteramos o texto do rodapé

5 – ADICIONAR ELEMENTOS À PÁGINA INDEX:

Apagamos o texto que se encontra dentro da região editável e acedemos ao painel Inserir | Componentes do Bootstrap | Carousel.

Depois do carousel vamos escolher HTML e inserir um Article, um cabeçalho H1 e um parágrafo.
Depois do parágrafo vamos adicionar as imagens pequenas em baixo através do painel Inserir | Componentes do Bootstrap |  Thumbnails.

Colocando a vista em Dinâmica, podemos duplicar este thumbnail e verificar o resultado. No DOM pressionamos em cima da classe col-md-4 com o botão CTRL e escolhemos Duplicar.

6 – ADICIONAR CONTEÚDO AO INDEX:

Vamos ao DOM carrousel e alteramos o texto nas imagens pressionando 3 vezes em cima do texto H3.

Pressionamos em cima do H1 e alteramos o título. No código do parágrafo, apagamos o texto e escrevemos <p> Lorem70 </p> seguido de tabulação. Podemos verificar que foi adicionado texto automático ao parágrafo. 

Para inserirmos as imagens, pressionamos na 1ª imagem no carousel e arrastamos a seta Apontar para arquivo nas propriedades para cima da imagem no painel Arquivos. Repetimos a operação nas restantes.

Vamos alterar as imagens das thumbnails com outro método. Pressionamos na sandwish no topo esquerdo da imagem e pressionamos na pasta da source para pesquisamos a imagem. Repetimos nas restantes imagens.


7 – ESTILIZAR O CONTEÚDO
:

Vamos alinhar todos os elementos de texto no centro. Pressionamos nos seletores +  e escrevemos H1, H3, p. Escolhemos a opção texto e nas propriedades alinhamos ao centro.

Temos espaço extra nas laterais do carousel. Vamos à vista Dinâmica e selecionamos a imagem. Pressionamos no sinal + depois do nome para criar uma classe e escrevemos .image-fill. Nas propriedades do CSS Designer escrevemos a largura para 100% e 0px para as margens e padding laterais


CONCLUSÃO:
Utilizando um modelo para o desenvolvimento de todas as páginas, otimiza a velocidade de carregamento e melhora o ranking nos motores de busca. O uso do CSS Designer vem facilitar a estilização do layout e doss conteúdos

Sem comentários:

Enviar um comentário