Vamos aprender a inserir materiais num objeto através do
Compact Material Editor utilizando
coordenadas de mapas para posicionar as imagens na posição pretendida do objeto.
O objeto final ficará com este aspeto:
1
– ADICIONAR MATERIAL PRÉ-DEFINIDO:
Vamos selecionar o objeto
utilizando o Element como seleção e
abrir o painel Compact material editor.
Escolhemos o material metal e pressionamos no botão Assign Material to Selection e Show
shaded material no in viewport.
2
– ADICIONAR COR:
Selecionamos com o Polygon a base do termo e criamos um
novo material. Selecionamos a sua cor e pressionamos nos botões Assign Material to Selection e Show shaded material no in viewport.
3
– ADICIONAR GRADIENTE:
Selecionamos com o Polygon o topo do termo e criamos um
novo material. Pressionamos ao lado da cor no botão “M” e escolhemos a opção Falloff. Definimos as cores do
gradiente e pressionamos nos botões Assign
Material to Selection e Show shaded
material no in viewport.
4
– TEXTURA NO CORPO DO TERMO:
Acedemos ao site www.bgrepeat.com para descarregar uma imagem
quadrada com os lados perfeitos para criar um fundo homogéneo. Selecionamos com
o Polygon o corpo do termo e criamos
um novo material. Pressionamos ao lado da cor no botão “M” e escolhemos a opção
Bitmap e a imagem. Pressionamos nos
botões Assign Material to Selection
e Show shaded material no in viewport.
5
– POSICIONAR BITMAP:
Selecionamos com o Polygon o topo do termo e criamos um
novo material. Pressionamos ao lado da cor no botão “M” e escolhemos a opção Bitmap e definimos a imagem.
Inserimos um modificador UVW Map e alteramos a posição para 6cm e tamanho da imagem para 12cm. Pressionamos nos botões Assign Material to Selection e Show shaded material no in viewport.
6
– INSERIR PLANO NO CHÃO:
Criamos um novo layer com o
nome Floor e um plane para o fundo do termo.
Criamos um novo material Bitmap com o fundo em madeira e inserimos um modificador UVW Map. Pressionamos nos botões Assign Material to Selection e Show shaded material no in viewport.
7
– AUMENTAR REFLEXO:
Selecionamos o Plane e alteramos a Reflectivity para 1.0.
8
– ALTERAR FUNDO PARA LÍQUIDO:
Pressionamos no botão Arch and Design e escolhemos um fundo
pré-definido de água e alteramos a quantidade das ondas.
CONCLUSÃO:
Aprendemos a utilizar primitivas e as ferramentas mais utilizadas em modelação (escala, movimento e rotação). Utilizámos ferramentas de transformação como o Bevel, Inset, Extrude e Chamfer e aplicámos modificadores de forma não destrutiva.
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