Vamos aprender a simplicidade de modelar um objeto
através de formas primitivas. Utilizaremos ferramentas de movimento, rotação e
escala através das teclas W, E, e R. Com estas ferramentas iremos também
utilizar o extrude, chamfer, bevel e
inset para modelar. Os modificadores serão
utilizados de forma não destrutiva.
.
1
– DEFINIR MEDIDAS E DESENHAR PRIMITIVAS:
Vamos alterar as medidas no Menu | Customize | Units Setup e
selecionamos Metric e alteramos para centímetros.
No painel Create | Geometry escolhemos Cone
e inserimos os valores e pressionamos o botão Create:
2
– CONVERTER OBJETO:
Para modificarmos o objeto
vamos converter para polígono editável. Pressionamos em cima do objeto com o
botão direito e selecionamos Convert to
| Convert to Editable Poly.
Com o objeto convertido é possível alterarmos os seus limites. Acedemos ao polígono editável e escolhemos Edge e na janela Front pressionamos e arrastamos para selecionar.
Com os limites selecionados
vamos criar um novo limite no meio dos existentes. Para isso pressionamos no
lado direito do botão Connect,
atribuímos os valores e pressionamos OK.
Com a ferramenta de escala (R)
vamos aumentar o tamanho para dar forma ao termo.
Para criar a base no objeto e
conseguir visualizá-la, navegamos com a ferramenta Orbit ou com as teclas
Alt+MMB (botão no meio do rato).
3
– BASE DO TERMO:
Com o modo Polygon selecionado, pressionamos no
quadrado ao lado do Extrude e
alteramos para tipo Local Normal com
altura de 1cm e pressionamos OK.
Ainda com o modo Polygon selecionado, vamos pressionar
no quadrado do Inset com 1cm.
Ainda com o modo Polygon selecionado, vamos pressionar no quadrado do Bevel e colocar os valores de Altura e Outline para -0,25cm.
Vamos chanfrar a base de forma
a ficar mais arredondada. Selecionamos dois limites da base e pressionamos Loop
para selecionar os restantes.
Com todos os limites selecionados, pressionamos no quadrado do Chanfer e atribuímos os valores de 0.075cm com 1 segmento.
Vamos fazer o mesmo passo para
o limite acima da base. Selecionamos 1 limite e pressionamos Loop. Com todos os limites selecionados
escolhemos Chanfer e atribuímos os mesmos
valores.
Vamos selecionar um limite vertical
e escolher Ring para selecionar os
restantes.
Com o botão Ctrl selecionado, pressionamos no modo de seleção Polygon para transformar os limites para polígonos. Com todos os polígonos selecionados, escolhemos Inset com os valores 0.03cm e pressionamos “+” e OK.
4
– PARTE SUPERIOR DO TERMO:
Cria um loop à volta do limite
superior. Seleciona os limites que vês na imagem e pressiona no quadrado Connect com o Segment e Pinch para 1 e
o Slide para -65.
Seleciona um limite vertical e pressiona no Ring para selecionar todos. Depois com o Ctrl pressiona no modo Polygon. Agora fazemos a extrusão com o Extrude no tipo Local Normal com valor de 0,25cm.
Com os mesmos polígonos selecionados, pressiona o Inset com valor de 0.25cm e OK. Depois pressiona no Bevel com altura de -0,15cm e Outline -0,2cm e OK.
Seleciona com o Ctrl os limites horizontais do topo do termo e faz um Loop. Pressiona no Chamfer e atribui o valor de 0,01 cm e OK.
Seleciona o topo do termo com
o modo Polygon e apaga com o Del.
No topo selecionamos um limite
e fazemos Ring. Com o Ctrl
pressionamos no modo Polygon para selecionar todos. Com a ferramenta Select and Move (W) movemos para cima e
com a ferramenta Select and Scale
(R) aumentamos a largura.
5
– TAMPA SUPERIOR:
Com o modo Border selecionamos
o topo e pressionamos no Cap para
tapar.
Com a ferramenta de movimento (W) levantamos a tampa e no modo Polygon selecionamos dois limites de polígono e fazemos Extrude com opção Group e altura de 2cm.
Com a ferramenta de movimento ajustamos a posição do bico. Voltando ao topo, no modo Polygon selecionamos o topo e fazemos Inset com 0,25cm e Extrude com -0,7cm. No final com a ferramenta Rotate rodamos o topo num ângulo de -5 graus.
No viewport Top e com o modo Vertex, selecionamos o início do bico e diminuímos o seu tamanho com a ferramenta de escala (R).
6
– ASA DA TAMPA:
Faz um novo Extrude de 0,5cm e pressionamos no Make Planar no painel Edit Geometry.
Rodamos no eixo do X para -35
graus. Continuamos a fazer Extrude e
a rodar até completarmos a asa.
Seleciona o final da asa no
modo Edge e faz Connect com dois
novos limites.
Selecionamos no modo Vertex os últimos vértices da asa e ajustamos a sua forma com a ferramenta de Escala.
7
– SUAVIZAR OBJETO:
Saímos de dentro do modo de
edição do polígono e acedemos ao painel modifiers para escolher o TurboSmooth com 2 interações.
CONCLUSÃO:
Aprendemos a utilizar primitivas e as ferramentas mais utilizadas em modelação (escala, movimento e rotação). Utilizámos ferramentas de transformação como o Bevel, Inset, Extrude e Chamfer e aplicámos modificadores de forma não destrutiva.
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