sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Modelar objetos no Studio Max 3D

COMO MODELAR OBJETOS NO STUDIO MAX 3D?
Vamos aprender a simplicidade de modelar um objeto através de formas primitivas. Utilizaremos ferramentas de movimento, rotação e escala através das teclas W, E, e R. Com estas ferramentas iremos também utilizar o extrude, chamfer, bevel e
inset para modelar. Os modificadores serão utilizados de forma não destrutiva.
.

 O projeto final ficará com este formato:

1 – DEFINIR MEDIDAS E DESENHAR PRIMITIVAS:

Vamos alterar as medidas no Menu | Customize | Units Setup e selecionamos Metric e alteramos para centímetros.

No painel Create | Geometry escolhemos Cone e inserimos os valores e pressionamos o botão Create:

2 – CONVERTER OBJETO:

Para modificarmos o objeto vamos converter para polígono editável. Pressionamos em cima do objeto com o botão direito e selecionamos Convert to | Convert to Editable Poly.

Com o objeto convertido é possível alterarmos os seus limites. Acedemos ao polígono editável e escolhemos Edge e na janela Front pressionamos e arrastamos para selecionar.

Com os limites selecionados vamos criar um novo limite no meio dos existentes. Para isso pressionamos no lado direito do botão Connect, atribuímos os valores e pressionamos OK.

Com a ferramenta de escala (R) vamos aumentar o tamanho para dar forma ao termo.

Para criar a base no objeto e conseguir visualizá-la, navegamos com a ferramenta Orbit ou com as teclas Alt+MMB (botão no meio do rato).

3 – BASE DO TERMO:

Com o modo Polygon selecionado, pressionamos no quadrado ao lado do Extrude e alteramos para tipo Local Normal com altura de 1cm e pressionamos OK.

Ainda com o modo Polygon selecionado, vamos pressionar no quadrado do Inset com 1cm.

Ainda com o modo Polygon selecionado, vamos pressionar no quadrado do Bevel e colocar os valores de Altura e Outline para -0,25cm.

Vamos chanfrar a base de forma a ficar mais arredondada. Selecionamos dois limites da base e pressionamos Loop para selecionar os restantes.

Com todos os limites selecionados, pressionamos no quadrado do Chanfer e atribuímos os valores de 0.075cm com 1 segmento.

Vamos fazer o mesmo passo para o limite acima da base. Selecionamos 1 limite e pressionamos Loop. Com todos os limites selecionados escolhemos Chanfer e atribuímos os mesmos valores.

Vamos selecionar um limite vertical e escolher Ring para selecionar os restantes.

Com o botão Ctrl selecionado, pressionamos no modo de seleção Polygon para transformar os limites para polígonos. Com todos os polígonos selecionados, escolhemos Inset com os valores 0.03cm e pressionamos “+” e OK.

Com estes polígonos selecionados, escolhemos a opção Extrude e atribuímos os valores -0,05cm.

4 – PARTE SUPERIOR DO TERMO:

Cria um loop à volta do limite superior. Seleciona os limites que vês na imagem e pressiona no quadrado Connect com o Segment e Pinch para 1 e o Slide para -65.

Seleciona um limite vertical e pressiona no Ring para selecionar todos. Depois com o Ctrl pressiona no modo Polygon. Agora fazemos a extrusão com o Extrude no tipo Local Normal com valor de 0,25cm.


Com os mesmos polígonos selecionados, pressiona o Inset com valor de 0.25cm e OK. Depois pressiona no Bevel com altura de -0,15cm e Outline -0,2cm e OK.

Seleciona com o Ctrl os limites horizontais do topo do termo e faz um Loop. Pressiona no Chamfer e atribui o valor de 0,01 cm e OK.
Seleciona o topo do termo com o modo Polygon e apaga com o Del.

No topo selecionamos um limite e fazemos Ring. Com o Ctrl pressionamos no modo Polygon para selecionar todos. Com a ferramenta Select and Move (W) movemos para cima e com a ferramenta Select and Scale (R) aumentamos a largura.

5 – TAMPA SUPERIOR:

Com o modo Border selecionamos o topo e pressionamos no Cap para tapar.

Com a ferramenta de movimento (W) levantamos a tampa e no modo Polygon selecionamos dois limites de polígono e fazemos Extrude com opção Group e altura de 2cm.

Com a ferramenta de movimento ajustamos a posição do bico. Voltando ao topo, no modo Polygon selecionamos o topo e fazemos Inset com 0,25cm e Extrude com -0,7cm. No final com a ferramenta Rotate rodamos o topo num ângulo de -5 graus.

Com o topo do polígono selecionado atribuímos um Bevel com os valores na imagem.

No topo interno selecionamos o limite e atribuímos o Chamfer com 0,05cm.

No viewport Top e com o modo Vertex, selecionamos o início do bico e diminuímos o seu tamanho com a ferramenta de escala (R).

6 – ASA DA TAMPA:

Seleciona os polígonos do lado inverso do bico e faz o Extrude por grupo de 1,5cm.


Faz um novo Extrude de 0,5cm e pressionamos no Make Planar no painel Edit Geometry.

Rodamos no eixo do X para -35 graus. Continuamos a fazer Extrude e a rodar até completarmos a asa.

Seleciona o final da asa no modo Edge e faz Connect com dois novos limites.

Selecionamos no modo Vertex os últimos vértices da asa e ajustamos a sua forma com a ferramenta de Escala.

7 – SUAVIZAR OBJETO:

Saímos de dentro do modo de edição do polígono e acedemos ao painel modifiers para escolher o TurboSmooth com 2 interações.
    
CONCLUSÃO:
Aprendemos a utilizar primitivas e as ferramentas mais utilizadas em modelação (escala, movimento e rotação). Utilizámos ferramentas de transformação como o Bevel, Inset, Extrude e Chamfer e aplicámos modificadores de forma não destrutiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário