sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Compilar Gif Animado no Adobe Photoshop

COMO COMPILAR IMAGENS PARA UM GIF ANIMADO NO PHOTOSHOP CC?Quando temos várias imagens e as pretendemos juntar em sequência de forma a criar uma animação, podemos utilizar ferramentas do Photoshop que otimizam todo o processo.


1 – CARREGAR IMAGENS:

Já temos todas as imagens do mesmo tamanho guardadas dentro de uma pasta. Vamos carrega-las para o ficheiro utilizando o Arquivo | Scripts | Carregar arquivos na pilha…


Aparece um quadro para pressionarmos no botão Procurar…

Escolhemos todas as imagens a utilizar na animação.
Confirmamos que foram associadas e pressionamos o botão OK.

2 – UTILIZAR LINHA DO TEMPO:

Para visualizarmos a Linha do Tempo no programa de forma a controlar a animação, acedemos ao menu Janela | Linha do Tempo.

Temos duas opções na Linha do Tempo para selecionar. Podemos criar um vídeo ou uma animação. Neste caso, vamos escolher Criar quadro de animação e pressionamos em cima para criar os quadros.

Para carregar as imagens nas camadas para dentro dos quadros de animação, selecionamos o botão das opções no painel Linha do Tempo e escolhemos Criar quadros a partir de camadas.

A inserção das imagens é realizada de forma invertida. Para invertemos a sequência acedemos às opções da Linha do Tempo e escolhemos Inverter quadros.

3 – TEMPO E TRANSIÇÃO:

Podemos alterar o tempo de visualização para cada quadro ou todos em conjunto através da seleção dos quadros pressionando a tecla Shift. Com todos os quadros selecionados, pressionamos em baixo no tempo de um desses quadros e definimos o tempo de visualização.

Ainda podemos alterar a forma como os quadros aparecem sucessivamente através de transições. Para isso, selecionamos um dos quadros e escolhemos nas opções do painel a Transição…


Definimos onde irá aparecer e a quantidade de quadros de transição a inserir após o quadro selecionado.

Podemos testar a animação final a correr nos controlos em baixo do painel Linha do Tempo.

4 – EXPORTAR PARA A WEB:

Para guardarmos todo o projeto num ficheiro Gif, escolhemos a opção de Arquivo | Exportar | Salvar para web.

Neste quadro escolhemos a opção Gif Restritivo e nas opções de Loop podemos indicar para aparecer Sempre. No final pressionamos Salvar e escolhemos a pasta para guardar o ficheiro.

Acedemos à pasta com o ficheiro e abrimos num navegador para visualizar a animação.
      

CONCLUSÃO:
Podemos importar imagens para as camadas e através da linha do tempo são convertidas para quadros inseridos sucessivamente. A cabeça de reprodução irá ler cada uma das imagens à velocidade indicada por nós e criar a animação através de um ficheiro gif animado. Ainda podemos suavizar esta animação utilizando transições entre quadros.

Sem comentários:

Enviar um comentário