1
– DESENHAR IMAGEM:
Importamos
cada uma das imagens para dentro das respetivas camadas ou criamos novas
imagens. Para este tutorial, vamos criar a imagem de um relógio onde a primeira
camada será a base. Desenhamos um círculo e preenchemos com cor e com o lápis
desenhamos os indicadores das horas.
Na
primeira camada temos a base do relógio e na segunda e terceira camada vamos
desenhar os ponteiros das horas e minutos com a ferramenta de forma personalizada (U).
2
– CRIAR AS IMAGENS ANIMADAS:
Seleciona as três camadas e insere-as num grupo
onde atribuímos o nome de Original.
Duplicamos
o grupo Original e atribuímos o nome de IMG01.
Duplicamos
o grupo IMG01 e atribuímos o nome de IMG02 onde alteramos a posição dos
ponteiros.
Fazemos
novos grupos com outros nomes e alteramos sucessivamente a posição dos
ponteiros. Despois de termos construído toda a animação vamos Mesclar os grupos de forma a ficar
apenas uma imagem em cada grupo.
3
– CRIAR A ANIMAÇÃO:
Com cada imagem da animação dentro da camada,
acedemos ao menu Janela e escolhemos
a opção Linha do Tempo.
Pressionamos no botão Criar quadro de animação
de forma a definir qual o tipo de linha do tempo que vamos trabalhar.
No painel da Linha do tempo no canto superior
direito, escolhemos a opção Criar
quadros a partir de camadas e eliminamos os quadros que não queremos que
apareçam.
Por baixo de cada quadro inserimos o tempo que pretendemos visualizar cada um e indicamos quantas vezes pretendemos que se repita a animação. Neste caso vamos escolher Sempre.
4
– EXPORTAR PARA A WEB:
Escolhemos a opção de Exportar | Salvar para web.
CONCLUSÃO
Podemos importar ou criar as imagens no programa e através da linha do tempo estas imagens em camadas são convertidas para quadros inseridos sucessivamente na linha do tempo. A cabeça de reprodução irá ler cada uma das imagens à velocidade indicada por nós e criar a animação através de um ficheiro gif animado.
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