terça-feira, 7 de junho de 2016

Recortar imagens no Adobe Photoshop CC

COMO RECORTAR IMAGENS NO PHOTOSHOP CC?
Vamos utilizar 3 ferramentas para recortar imagens e no final utilizar a máscara de camada para eliminar o fundo. Ao utilizarmos a máscara de camada estamos a trabalhar de forma não destrutiva onde será sempre possível regressar à imagem original.

1 - FERRAMENTA VARINHA MÁGICA:

Esta ferramenta permite selecionar áreas com a mesma tonalidade de cor. No caso de termos uma imagem a recortar a fazer contraste com a cor de fundo, podemos utilizar esta ferramenta indicando a tolerância de seleção.  


Utilizamos a tecla SHIFT para selecionar várias áreas.

2 – FERRAMENTA SELEÇÃO RÁPIDA:

Funciona de forma semelhante à varinha mágica, no entanto permite um maior controlo na seleção das áreas que pretendemos. Ao arrastar esta ferramenta por zonas da imagem, irá selecionar as tonalidades de cor mais semelhantes com a zona selecionada.


3 – FERRAMENTA CANETA:

Quando pretendemos ter todo o controlo e precisão no recorte da imagem utilizamos a ferramenta caneta. Criamos os pontos de ancoragem no limite da imagem.



Para criar curvas nas linhas retas dos pontos de ancoragem, utilizamos a ferramenta Converter Pontos e pressionamos e arrastamos em cima do ponto que pretendemos atribuir uma curva.
 
Uma forma de unir estes dois passos de criar pontos e curvas é utilizar a tecla ALT. Com a ferramenta caneta ficamos a pressionar no ponto criado e arrastamos para atribuir curva. Se no próximo ponto pretendemos criar uma reta, pressionamos em cima do ponto existente com a tecla ALT para retirar a curva no final do ponto e assim ser possível desenhar a reta depois da curva.


Para criar o demarcador que será utilizado para máscara será necessário fechar o último ponto com o primeiro. Nesta operação aparecerá o símbolo “o” na ferramenta a indicar o fecho da seleção.
 

Com o demarcador criado através da caneta, devemos aceder ao painel dos Demarcadores e salvar o trabalho realizado atribuindo um nome. Apenas temos que pressionar duas vezes em cima do demarcador para salvar e atribuir o nome.


4 – ATRIBUIR MÁSCARA À SELEÇÃO:

Com o demarcador salvo vamos Criar Seleção no lado direito do painel de Demarcadores. Indicamos o mínimo para o Raio de Difusão como forma de melhorar o detalhe da seleção.


Com a seleção ativa, acedemos ao painel Camadas e criamos a máscara pressionando no botão Adicionar máscara de camada.
 

Podemos verificar que foi atribuído uma máscara à imagem na camada onde é realizado o recorte. Ainda podemos definir as propriedades da máscara pressionando em cima desta duas vezes.
 

.      
 CONCLUSÃO: 
Cada uma das 3 ferramentas tem uma tarefa específica, no entanto se pretendemos qualidade no recorte devemos sempre utilizar a caneta. A utilização de máscaras é um processo não destrutivo porque não altera a imagem original e podemos sempre excluir a máscara aplicada.


Sem comentários:

Enviar um comentário