quarta-feira, 30 de março de 2016

Criar e otimizar um blogue


COMO CRIAR E OTIMIZAR UM BLOGUE PARA PESQUISA?
Vamos ver como criar um blogue nesta plataforma, inserir elementos de texto, imagens e vídeo e customizar a sua estrutura e os elementos que o constituem.
Iremos criar um menu de navegação com várias páginas e otimizar a pesquisa de etiquetas para os motores de busca.
.

1 - ESCOLHER PERFIL E NOVO BLOGUE:

Vamos criar um perfil, para este efeito iremos escolher o perfil limitado.


 Pressionamos no botão “Blogue Novo” para criar um novo blogue.


2 - INICIAR O DESENVOLVIMENTO:

Definimos as opções de Titulo, Endereço e o Modelo e pressionamos o botão “Criar blogue”.



Quando pressionamos no link “Os meus blogues” acedemos a este quadro de ponto de partida. Aqui é onde os blogues estão listados e podemos selecionar várias ações para cada um deles.



·         Escrever mensagem: Clicar no lápis laranja para aceder ao editor.
·         Ver mensagens: O ícone cinzento permite aceder a uma lista de mensagens publicadas e de rascunho para um blogue especifico.
·         Lista de leitura: São blogues que seguimos com excertos das suas ultimas mensagens
·         Seta: Aparece um menu drop-down para aceder a:
o    Visão geral
o    Mensagens
o    Páginas
o    Comentários
o    Google+
o    Estatísticas
o    Ganhos
o    Campanhas
o    Esquema
o    Modelo
o    Definições


Ao entrarmos no Novo Blogue, acedemos à aba Visão geral onde podemos verificar a atividade do blogue, novidades, dicas da equipa do blogger e notas recentes.


3 - ESCREVER UMA MENSAGEM:

Vamos escolher a aba Mensagens e pressionar no link criar uma nova mensagem.



Irá aparecer o editor de mensagens. Começamos por introduzir um título e depois o corpo do texto.


Quando terminarmos a mensagem, pressionamos no botão Pré-visualizar. Se tudo estiver como pretendemos pressionamos no botão Publicar. 

4 - ADICIONAR UMA IMAGEM OU VÍDEO
Podemos adicionar uma imagem do computador ou da web. Pressionamos no ícone de “Inserir imagem” no editor de mensagens e pesquisamos a imagem no computador, outras localizações ou inserimos um URL para ser acedido na web.



Após selecionarmos as imagens e adicionarmos as selecionadas podemos alterar o seu tamanho e posição apenas pressionando em cima da imagem e seguindo as opções.


Adicionar o vídeo é realizado da mesma forma que a imagem. Apenas temos de selecionar o botão de inserção de vídeo no editor de mensagens.
Neste caso vamos selecionar um vídeo que está disponível no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=Nd2ze_wD03Q


Depois de Selecionar o vídeo, pressionamos no botão Atualizar para registar as alterações.



5 - CUSTOMIZAR O MODELO E ADICIONAR PÁGINAS
Podemos alterar os modelos ou personalizar o modelo que escolhemos.
Escolhemos a aba Modelos e pressionamos no botão Personalizar. As opções permite-nos alterar a imagem de fundo, o tamanho, o esquema do corpo e rodapé da página e todos os elementos que constituem as páginas.
Para confirmar as alterações, pressionamos o botão Aplicar ao Blogue.


Depois de alterarmos o design do blogue, pressionamos no link “Voltar ao Blogger” e selecionamos a aba Página para criarmos uma nova página.




6 - CUSTOMIZAR ESQUEMA, FAVICON E MENU
Vamos personalizar o Favicon e as páginas que devem aparecer na barra de navegação, para isso acedemos à opção “Esquema”. Pressionamos no link “+Adicionar uma miniaplicação” e escolhemos a opção “Páginas”.


Adicionamos a página 2 que criámos anteriormente e depois podemos verificar que o blogue já tem 2 páginas no menu de navegação.




7 - OTIMIZAR O BLOGUE
A base do marketing para os motores de busca são as palavras-chave (keywords).
Para otimizar o blogue começa por fazer uma lista de todas as keywords e conjugações pelas quais se pode encontrar o blogue no Google.
Para termos uma ideia das palavras mais pesquisadas e depois de termos 5 conjugações, acedemos a http://www.wordstream.com/keywordsColoca as etiquetas ou keywords (online marketing) na barra e clicamos em “Get Keyword Ideas”.

No nosso blogue vamos ativar a aba “Definições” e selecionar as “Preferências de pesquisa” para colocar um texto descritivo do blogue e as etiquetas geradas pelo site.


Estas são as etiquetas gerais do blogue utilizadas pelos motores de busca. Para uma melhor indexação dos conteúdos das mensagens, ainda podemos escrever etiquetas para cada uma das mensagens criadas.
 CONCLUSÃO: 
A criação de um blogue nesta plataforma é simples e intuitiva, no entanto nunca devemos esquecer de colocar as etiquetas gerais e em cada mensagem de forma aos motores de busca encontrarem o blogue.



Sem comentários:

Enviar um comentário